Julho de 2012

Receba/Indique a Mercado em Foco

Os fundos Life Cycle são indicados para quem quer potencializar os ganhos e deixar a gestão a cargo de especialistas.

A taxa básica de juros (Selic) foi reduzida a seu menor patamar histórico, de 8% ao ano, e há indicações de que poderá chegar a 7% nos próximos meses. E como esta taxa remunera a grande maioria das aplicações de renda fixa de curto prazo, a tendência é que esses investimentos passem a oferecer rentabilidade menor. Desta forma, é natural que os investidores busquem alternativas mais rentáveis, investindo parte dos recursos em renda variável e em títulos de renda fixa de médio e longo prazo, mais voláteis e com maior potencial de ganhos que os de curto prazo.

Mas e quando o cliente não tem tempo ou conhecimento para fazer a gestão de sua carteira de investimentos com todos esses ativos financeiros diferentes dos quais estava acostumado? Os fundos de previdência Life Cycle são indicados para atender a este perfil de investidor. Basta que ele defina uma data-alvo para a aposentadoria ou início do resgate dos recursos e comece a fazer as contribuições. Para cada data-alvo, há uma carteira de investimentos específica, ajustada de forma dinâmica por gestores especializados, ao longo de todo o período de acumulação.

Na prática, as carteiras destes planos possuem maior ou menor exposição ao risco de mercado conforme o prazo disponível para a aplicação. Quanto mais longo for o horizonte de investimento, maior será a concentração em ativos de renda variável (ações negociadas em Bolsa) e renda fixa de médio e longo prazo. Mas, com o passar dos anos, essa exposição ao risco de mercado é reduzida gradativamente, dando lugar a aplicações mais conservadoras.

De acordo com o superintendente de produtos de previdência da Icatu Seguros, Plinio Sales, os planos Life Cycle foram criados nos Estados Unidos, na década de 90, quando se constatou que a maioria das pessoas contratava um plano de previdência privada e mantinha a mesma carteira de ativos durante todo o período de acumulação. "Muitos deixavam de se beneficiar da possibilidade de assumir alguns riscos de mercado no longo prazo e alavancar os ganhos, enquanto outros, prestes a se aposentar, comprometiam um patrimônio formado ao longo de décadas".

No Brasil, a Icatu Seguros foi a primeira a lançar este tipo de fundo, em 2005. Batizados de planos "Minha Aposentadoria", eles são encontrados hoje nas versões com data-alvo em 2020, 2030 e 2040. O fundo "Icatu Minha Aposentadoria 2040" encontra-se, atualmente, com 45% de sua carteira em renda variável e 51% em títulos indexados ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), sendo o restante composto por títulos de curto prazo, atrelados à variação do Certificado de Depósito Interbancário (CDI). Já o "Icatu Minha Aposentadoria 2020" é mais moderado. Atualmente, ele conta com 8% alocados em renda variável, 60% em títulos de renda fixa de médio e longo prazo e 32% em títulos de renda fixa de curto prazo, atrelados ao CDI.

Vale lembrar que a legislação do mercado de previdência privada fixa em 49% o percentual máximo de recursos que podem ser investidos em renda variável e esta regra também se aplica aos fundos da categoria Life Cycle.


O consultor de benefícios Rogério Araújo, de Belo Horizonte, garante que sim!

Leia mais


Saiba que orientações você pode dar ao seu cliente no momento em que ele decide se aposentar. Lembre-se que comissão não é tudo. Relacionamento é o que costuma dar mais retorno!

Leia mais


Os cinco primeiros
passos para uma boa aposentadoria

O superintendente comercial da Icatu Seguros Sergio Prates enumera os cinco primeiros passos para planejar o futuro.

Clique aqui para solicitar mais informações de algum segmento do mercado ou opinar sobre as matérias. Críticas e sugestões serão bem-vindas e os pedidos podem virar pauta das próximas edições.